Skip to content

Lugares proibidos para mulheres – Entrevista concedida ao Portal Terra

29/01/2012

Os homens têm uma lista de locais onde gostam de estar desacompanhados. Foto: Getty ImagesOs homens têm uma lista de locais onde gostam de estar desacompanhados
Foto: Getty Images
THAÍS SABINO

Chega o final de semana, feriado ou até mesmo as férias e ele arruma algum programa para fazer. Até aí, tudo bem. Mas o problema é que a parceira foi excluída da lista de participantes e ele nem sequer pensou em convidá-la. Esta história é comum e, por vezes, faz com que os homens ganhem má fama. No entanto, por mais difícil que seja entender, a atitude é perfeitamente normal. “Ele não faz por mal, é uma necessidade masculina”, explicou o psicoterapeuta transpessoal Antônio Vasken.

Segundo o psicólogo, os homens precisam da companheira, mas ao mesmo tempo têm a necessidade de estar em um grupo masculino para ter o sentimento de “independência”. “Muitas vezes, o relacionamento entre o casal pode remeter ao que ele tinha com a mãe, aí surge a vontade de escape”, explicou. Além disso, o especialista afirmou que o sexo masculino precisa se reconhecer e isso acontece no encontro entre colegas e programas em que a mulher é excluída.

“É por isso que às vezes o homem chega em casa e quer ver o jornal, ou jogo de futebol e se desliga do mundo. Isso as mulheres nunca entenderão”, exemplificou o analista de sistemas Marcelo Lucas Martins sobre a importância de momentos individuais. “Acho que é como a necessidade feminina por carinho e atenção independente do sexo”, completou.

Além dos instintos, Vasken disse que estar entre homens, sem as mulheres, é divertido. Os assuntos mudam, a atitude do homem é totalmente diferente, pois ele não precisa se controlar para não decepcionar a amada. Para as mulheres, não é diferente. Elas sentem vontade de fazer coisas sozinhas ou com as amigas. “Porém, os valores e costumes da sociedade acabam reprimindo estes sentimentos, por isso, é mais comum eles fazerem programas entre os amigos, do que elas”.

Relação saudável

.
De acordo com o psicólogo comportamental Flávio Mesquita, a preservação da individualidade é importante para a sustentabilidade de qualquer relação a longo prazo. “Essa história de achar que uma boa relação é como se fosse as duas metades de uma mesma laranja é uma grande mentira”, afirmou. Segundo ele, o relacionamento saudável é composto por duas laranjas inteiras, que tenham áreas de interesses comuns, suficientemente grandes, para manter a união.

Tudo deve passar pela negociação do casal, segundo Mesquita. “Para o homem faz sentido assistir a um jogo de futebol com os amigos. Por que privar-se dessa possibilidade só porque a companheira acha isso uma grande besteira? Quinta-feira da sinuca é a mesma coisa”, explicou ele. O psicólogo ressaltou, porém, que a mesma regra deve ser aplicada para as mulheres, que devem fazer programas sem os homens, com as amigas ou sozinha.

Conteudo original acessível em : http://mulher.terra.com.br/noticias/0,,OI5279683-EI16612,00-Veja+lugares+proibidos+para+as+mulheres+segundo+os+homens.html#tarticle

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: