Skip to content

Ando pensando em fazer terapia … e agora ?

11/08/2010

Muito bem! Em primeiro lugar, vamos com calma… Esse é um assunto que exige seriedade… Apesar disso, vou começar contanto uma piada:

Você sabe quantos psicólogos são necessários para trocar uma lâmpada? Apenas um… mas a lâmpada precisa querer ser trocada!

Pois é, às vezes coisas sérias são ditas na forma de piadas. A terapia, de fato, só funciona se o sujeito estiver disposto a se engajar no processo. Diferente de um medicamento que pode ser administrado até com o paciente inconsciente, a terapia só funciona a partir do movimento do sujeito.

Isso não quer dizer que a pessoa tem de chegar absolutamente pronta, amadurecida e aberta no consultório. Muito pelo contrário, o vínculo de confiança que vai sendo construído no setting terapêutico é que dará o respaldo para que a pessoa vá se engajando responsavelmente em seu processo de autoconhecimento, no qual o psicólogo é coadjuvante… o sujeito é o ator principal.

Este mesmo processo, de responsabilidade e confiança,  é de extrema importância também nos processos de tratamento dos casos patológicos como: pânico, depressão etc. Casos estes onde é possível a melhora significativa do paciente, levando-o a uma qualidade de vida para muito além do satisfatório, em muitos casos pode-se mesmo conseguir a remissão da doença.

Mas é preciso sim que o sujeito deseje e invista na terapia… assim como a lâmpada que precisa querer ser trocada.

Se você está neste ponto, é hora então de pensar em alguns fatores importantes:

– em primeiro lugar é preciso um bom profissional, é claro. Como em toda profissão existem profissionais bons e outros ruins. Faça uma pesquisa sobre os profissionais de sua cidade. Outra atenção a ser tomada é a respeito do termo “terapeuta”, pois muitas pessoas usam essa nomenclatura, mas na verdade não são psicólogos. Portanto pergunte sobre isso e certifique-se se ele tem o número do CRP (Conselho Regional de Psicologia). Mas isso não basta…

– para que a terapia funcione no seu maior potencial é fundamental o estabelecimento de um bom vínculo com o profissional. Nesse caso é cabível pensar se você prefere ser atendido por um psicólogo homem ou mulher, por exemplo.

– existem várias “psicologias”, ou seja, as diversas abordagens teóricas que acabam por estabelecer formas diferentes de intervenção. Claro, como as pessoas são diferentes, a abordagem que cabe perfeitamente a um indivíduo, não necessariamente será a ideal para o outro. Seria interessante testar e investigar um pouco sobre o tema de forma a contemplar expectativas pessoais. O prognóstico de duração do tratamento é um dos fatores que mais pode variar de abordagem para abordagem, assim como a maior recomendação para um ou outro tipo de questão a ser tratada. Infelizmente não há como abordar esse tema de forma rápida e responsável ao mesmo tempo, sendo assim, é importante se disponibilizar para investigar e sanar dúvidas.

Refletidas essas questões, é hora de romper com uma possível barreira inicial e se dar o direito de experimentar fazer um contato.

Sabemos que infelizmente ainda existem alguns preconceitos contra a terapia (leia nosso texto Desmistificando a psicologia), mas isso tem saído de cena a passos largos e cada vez mais se acredita no potencial de contribuição da psicologia no bem viver do sujeito.

Aproveite este canal de comunicação para sanar dúvidas que por ventura você ainda tenha. Nosso compromisso é o de fazer tudo que estiver a nosso alcance para que a psicologia seja compreendida sem mitos. Comente, mande e-mails ou entre em contato conosco por telefone (veja em Contato).

Patrícia Mantovani e Flávio Mesquita

Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. Sara permalink
    11/02/2012 23:59

    Preciso tratar-me duma mágoa que me causa tristeza profunda.Me Passe por favor valores , sou daqui da cidade…obrigado

    • Flávio Mesquita permalink*
      14/02/2012 06:53

      Olá Sara,

      Respondi por e-mail, ok ?

      Abç

  2. Daniela permalink
    01/01/2011 23:04

    Olá, boa noite!
    Gostaria de saber se vcs informam preços de consulta através de email ou aqui mesmo pelo site. Eu sinto muita necessidade de fazer terapia e por isso gostaria de saber os valores.
    Aguardo resposta,
    Muito obrigada,
    Daniela

    • Flávio Mesquita permalink*
      02/01/2011 07:43

      Olá Daniela,

      Respondi por e-mail, ok ?

      Abç

  3. Daniele permalink
    12/10/2010 01:19

    Olá, Flavio e Patricia,
    gostaria de fazer terapia de casais. Estou em Praia Grande. Vocês atendem em Santos? Como se inicia esta terapia?
    Obrigada!!!

    Daniele

    • Flávio Mesquita permalink*
      13/10/2010 07:58

      Olá Daniele, obrigado por seu contato.

      Infelizmente, tanto eu quanto a Patrícia nos mudamos para São Carlos e não estamos mais atendendo em Santos, ok ?

      Espero que tenha sucesso em encontrar outro profissional e consiga solucionar as questões vividas.

      Atenciosamente,

  4. Karina C. Drumond permalink
    23/08/2010 10:29

    Olá Colegas! Também sou psicóloga, porém não atuo na área clínica, sim na área organizacional. Faço contato porque busco psicólogo clínico para atendimento de meu filho, e gostaria de saber se vocês tem vivência com crianças adotivas, e se não, como vêem o atendimento desses caso, há algum impedimento ou dificuldade, que necessite de alguma especialização?

    Abraço,

    Karina

    • Flávio Mesquita permalink*
      24/08/2010 17:43

      Olá Karina, em principio não creio que seja necessária alguma especialização para tratar de um caso como seu, mas é claro que seria necessário conhecer mais detalhes para emitir um parecer mais preciso. Temos sim experiência com casos dessa natureza.

      De que cidade vc é e que idade ele tem ?

      Abraços,

      • Karina permalink
        26/08/2010 16:53

        Flávio, grata pela atenção. Sou de Santos. São dois, um tem 5 anos, e o irmão, 8 anos.

      • Flávio Mesquita permalink*
        27/08/2010 11:05

        Olá Karina,

        Infelizmente eu e a Patrícia não atendemos crianças dessa idade, pois faz-se necessário um setting apropriado. Vou te encaminhar por e-mail o contato de um colega que trabalha em um Instituto em Santos especializado em atendimento a crianças, ok ?

        Um abraço e boa sorte !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: