Skip to content

Transforma-te naquilo que tu és …

14/01/2010

Brilhante não ?

Sinceramente não consigo pensar em uma frase que consiga resumir em tão poucas palavras (e tão bem !) a essência do caminho terapêutico…

O autor da frase não é qualquer um… é Friedrich Nietzsche. Na verdade da “idéia”, visto que pode ser encontrada referência dela como “Torna-te naquilo que és”, mas sem nenhum prejuízo ao sentido aqui destacado.

Sem dúvida, uma das mentes mais brilhantes e ao mesmo tempo mais inquietas da humanidade. Talvez justamente pela inquietação que o acometia e o constante estar “prenhe” de tantas idéias, ou ainda a visão expandida sobre a existência, é que tenha dado a condição que ele resumisse de forma tão objetiva e acurada o que pode ser entendido como o objetivo mor da terapia.

Ler Nietzsche direto na fonte não é tarefa muito simples e pode acabar por desestimular muitos leitores menos determinados ou menos afeitos a textos filosóficos, mas é uma pena não entrar em contato, mesmo que de forma indireta, com o pensamento deste teórico.

Uma forma ao mesmo tempo prazerosa e elucidativa de conhecer mais sobre Nietzsche é, paradoxalmente, a partrir de uma ficção. Trata-se, no entanto, de uma obra produzida com esmero, cuidado e bastante audácia, por Irvin Yalom : Quando Nietzsche chorou de 2000.

Yalom é psiquiatra e professor emérito da Universidade de Stanford. É também autor de diversos best sellers tais como A cura de Schopenhauer (veja mais em Dicas para Conferir aqui no Blog), Mentiras no Divã (mais sobre o livro também aqui no Blog), Carrasco do Amor, Mamãe e o sentido da vida, De frente para o sol e outros.

Yalom cria uma ficção plausível com personagens reais em uma “realidade alternativa” que poderia ter sido tranqüilamente o berço da psicanálise freudiana. Dentre os personagens, o próprio Freud, Breuer, Nietzsche e Lou Salomé.

Uma trama brilhantemente construída a partir da competência de Yalom tanto como romancista quanto como o de detentor de profundo conhecimento dos meandros da psicologia e da psicanálise. Pessoas reais são colocadas em situações e relações que, de fato,  nunca aconteceram, mas que poderiam perfeitamente ter acontecido. Isto tudo sem perder a referência de uma contextualização coerente e plausível no que diz respeito a época, local e personalidades enquanto a conhecemos.

Dr. Irvin Yalom

Excelente livro para entrar em contato com o pensamento de Nietzsche e também com este brilhante escritor, professor, psiquiatra e ser humano que é Irvin Yalom.

Após ler esse livro é praticamente impossível não ter o desejo de ler o restante de sua obra…

Leia mais sobre Yalom aqui no BLOG !

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: