O que é Bulimia?
Bulimia é um tipo de transtorno alimentar, onde acontece episódios de compulsão alimentar, seguidos por formas compensatórias para evitar o aumento de peso, como o vômito induzido, o abuso de laxantes ou a prática excessiva de atividade física.
Quais são suas causas?
Os transtornos alimentares em geral, são produtos multideterminados que envolvem os fatores genéticos, culturais e sociais.
Quem pode desenvolver esse transtorno?
Para cada nove mulheres que desenvolvem Bulimia Nervosa, apenas um homem apresenta o problema. Ela pode apresentar-se na adolescência ou mesmo na fase adulta.
Aspectos comportamentais que podemos observar em pessoas com Bulimia Nervosa:
A – baixa auto-estima
B – pensamento do tipo “tudo ou nada”
C – ansiedade
D – perfeccionismo
E – crenças infundadas sobre peso, alimentação e nutrição
F – a pessoa com Bulimia tem um temor exagerado em engordar e acredita que seu valor ou amor que pode receber de alguém, está diretamente ligado a sua aparência física magra.
CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS
Critério A:
Episódios recorrentes de compulsão periódica. Um episódio de compulsão periódica é caracterizado por:
(1) ingestão, em um período limitado de tempo (por ex., dentro de um período de 2 horas) de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria durante um período similar e sob circunstâncias similares.
(2) um sentimento de falta de controle sobre o comportamento alimentar durante o episódio (por ex., um sentimento de incapacidade de parar de comer ou de controlar o que ou quanto está comendo.
Critério B:
Comportamento compensatório inadequado e recorrente, com o fim de prevenir o aumento de peso, como auto-indução de vômito, uso indevido de laxantes, diuréticos, enemas (lavagens) ou outros medicamentos, jejuns ou exercícios excessivos.
Critério C:
A compulsão periódica e os comportamentos compensatórios inadequados ocorrem, em média, pelo menos duas vezes por semana, por 3 meses.
Critério D:
A auto-avaliação e a auto-imagem é indevidamente influenciadas pela forma e peso do corpo.
Critério E:
O distúrbio não ocorre exclusivamente durante episódios de Anorexia Nervosa.
ESPECIFICAÇÃO DE TIPO
Tipo Purgativo:
Durante o episódio atual de Bulimia Nervosa, o indivíduo envolveu-se regularmente na auto-indução de vômitos ou no uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas.
Tipo sem Purgação:
Durante o episódio atual de Bulimia Nervosa, o indivíduo usou outros comportamentos compensatórios inadequados, tais como jejuns ou exercícios excessivos, mas não se envolveu regularmente na auto-indução de vômitos ou no uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas.
Existe tratamento para Bulimia?
Sim, o tratamento é multidisciplinar, composta por médicos, nutricionista, psicólogo e em alguns casos o odontólogo.
.
PARA REFLETIR
É interessante notar que nos dias atuais o culto a beleza física e à magreza tem sido a tônica em nossa sociedade.
O enobrecimento da magreza como fonte se sucesso e admiração, tem sido utilizado constantemente pelos programas da TV, propagandas, filmes e revistas de beleza.
Desta forma, crianças que são expostas desde pequenas a regras que dizem que só quem é magro é que tem sucesso, que é bonito, que é admirável, acabam por reproduzir tais regras e acreditar que elas são verdadeiras.
.
DICA
Assista ao filme: Dying to be perfect: Thr Ellen Hart Pena story
.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FARIAS, Ana Karina C. R. RIBEIRO, Michaela R. : Skinner vai ao cinema. Ed: ESETec. Santo André: 2007.