Quero parar de fumar! A psicologia pode me ajudar?
Vamos falar sobre o cigarro…
Estudos do Instituto Nacional do Câncer mostram que aproximadamente um terço da população brasileira adulta fuma. A severidade da dependência ao tabaco é evidenciada mostrando que apenas 5% dos usuários conseguem parar de fumar sem ajuda especializada.
O cigarro contém mais de quatro mil substâncias químicas, mas o tabaco é o responsável pela dependência.
Pulmão saudável X Pulmão fumante
A seguir temos uma pequena amostra do que preocupa os pesquisadores com relação ao fumo e à saúde:
- Câncer de Pulmão: 87% das mortes por câncer de pulmão ocorrem entre os fumantes.
- Doenças Cardíacas: os fumantes correm um risco de 70% maior de apresentar doenças cardíacas
- Câncer de Mama: as mulheres que fumam 40 ou mais cigarros por dia têm uma probabilidade 74% maior de morrer de câncer de mama.
- Deficiências Auditivas: os bebês de mulheres fumantes têm maiores dificuldades em processar sons.
- Complicações da Diabetes: os diabéticos que fumam ou que mascam tabaco correm maior risco de ter graves complicações renais e apresentam retinopatia (distúrbios da retina) de evoluções mais rápidas.
- Câncer de Cólon: dois estudos com mais de 150.000 pessoas mostram uma relação clara entre o fumo e o câncer de cólon.
- Asma: a fumaça pode piorar a asma em crianças
- Predisposição ao Fumo: as filhas de mulheres que fumavam durante a gravidez têm quatro vezes mais probabilidade de fumar também.
- Leucemia: suspeita-se que o fumo cause leucemia mielóide.
- Memória: doses altas de nicotina podem reduzir a destreza mental em tarefas complexas.
- Depressão: psiquiatras estão investigando evidências de que há uma relação entre o fumo e a depressão profunda, além da esquizofrenia.
- Outros perigos a acrescentar à lista: câncer da boca, laringe, gargantas, esôfago, pâncreas, estômago, intestino delgado, bexiga, rins e colo do útero; derrame cerebral, ataque cardíaco, doenças pulmonares crônicas, distúrbios circulares, úlceras pépticas, diabetes, infertilidade, bebês abaixo do peso, osteoporose e infecções dos ouvidos.
De tudo isso eu já sei, mas como posso parar de fumar?
Existem dois tipos de tratamento que aliadas trazem um resultado significativo:
- Terapia Cognitivo Comportamental (psicólogo): com mudança de crenças e comportamentos que o levam ao fumo.
- Terapia medicamentosa (médico): terapia reposição nicotina adesivo, goma de mascar, inalador e aerossol. Bupropiona, nortriptilina e clonidina.
Sabemos que não é nada fácil ou simples parar de fumar, pois todo seu corpo fica viciado. Este vício é causado pelo tabaco (nicotina) e dentro do cigarro ainda existem inúmeros componentes que não são viciantes, mas fazem mal a saúde.
Muitos procuram no cigarro um alívio para o stress… é como se fumando um cigarro a pessoa se sentisse mais calma e relaxada.
Você sabe por que isso acontece?
Porque ao fumar um cigarro, o tabagista respira devagar e profundamente, e isso é uma forma eficiente de relaxamento. O que o fumante não sabe é que esta forma de respirar pode ajudá-lo sem o cigarro! Ao fazer a respiração diafragmática ele conseguirá o mesmo resultado sem os malefícios do cigarro. O que faz com que o fumante se sinta mais aliviado naquele momento é como a respiração é feita para o ato…
Então porque é difícil parar de fumar?
Deixar de fumar passa a ser difícil por que agora existe o vício do tabaco, os rituais e mecanismos emocionais que se desenvolvem a partir daí. É por isso que é tão difícil essa parada, mas felizmente hoje temos mais uma ferramenta de ajuda: tratamento médico/psicólogo dependendo do grau de vício.
Algumas dicas que podem auxiliá-lo a parar de fumar:
- Aprenda a lidar com o stress… a maneira antiga era fumar… então, ache novas maneiras de lidar com situações estressantes da vida, inclusive aceitar o que não pode modificar
- Escrever as coisas que estão causando estresse e colocar possíveis alternativas de soluções para cada uma delas
- Pense nas coisas boas que possui e faça novos projetos que lhe tragam prazer e bem estar
- Comer e dormir de forma saudável
- Fazer exercício físico, se não se exercitar, caminhar pelo menos 20 minutos
- Tire alguns minutos por dia para você relaxar: meditando, escutando uma música que goste ou qualquer outra coisa que lhe traga uma sensação de bem estar
- Utilize com freqüência a respiração diafragmática
Pense nisso:
É possível abandonar o vício do cigarro com tratamento adequado (sem sofrimento) e ter uma qualidade de vida mais saudável e satisfatória. Só depende de você…
.
Patrícia Mantovani e Flávio Mesquita
Parabéns para você que conseguiu para de fumar.
Olá Viviane, realmente estão de parabéns as pessoas que conseguem parar de fumar. É importante salientar que neste processo, pode-se contar cada vez mais com a ajuda de medicamentos e de terapia para o sucesso dessa difícil, mas não impossível tarefa.
Obrigada pela participação.
Abço
Muito bom e relevante este artigo. me ajudou muito.
Que bom Marcelo !
Se sua intenção é parar de fumar toda ajuda é necessária, pois não grata-se de tarefa fácil … mas é possível e sem dúvida vale qualquer esforço.
Abç e boa sorte !