Skip to content

Você sabe o que é assertividade?

27/03/2011

Um dos conceitos mais poderosos da TCC é o da assertividade, mas afinal de contas o que é isso ?

Assertividade é sinônimo de habilidade social, onde o indivíduo defende seus direitos pessoais, expressa pensamentos, sentimentos e crenças de forma honesta, direta e apropriada, sem violar os direitos da outra pessoa.

O comportamento assertivo proporciona aos indivíduos uma melhor qualidade de vida, relações pessoais mais gratificantes, maior realização pessoal e sucesso profissional.

Tipos de Comportamento:

INASSERTIVO (passivo)
  • Desconsidera os próprios desejos em detrimento dos desejos do outro. Está sempre fazendo o que os outros querem.
  • Apresenta falha na manifestação da expressão dos próprios desejos, expectativas e sentimentos, não conseguindo expressá-los.
  • Tem medo de magoar e afastar as pessoas que gosta.
AGRESSIVO
  • Desconsidera os desejos do outro, tentando alcançar os próprios desejos a qualquer custo.
  • É socialmente inapropriado e normalmente é inflexível e rude no trato com os outros.
ASSERTIVO
  • Reflete uma consideração pelos desejos da outra pessoa e pelos próprios desejos, com uma posição conciliatória, que beneficia ambas as partes.
  • É socialmente apropriado.
  • Para ser assertivo é preciso usar a empatia (se colocar no lugar do outro), saber ouvir e verbalizar sensivelmente.

Qual é o seu comportamento?

Avalie-se e procure ser assertivo, isso requer treino. Diante de acontecimentos do dia-a-dia, antes de tomar uma atitude, pare e reflita… Descubra a melhor maneira de agir, sempre procurando colocar-se no lugar do outro. Assim, sua forma de agir e verbalizar passará a ser mais adequada consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Perceba que ao mudar seu comportamento, as pessoas com quem se relaciona também o farão. Isso proporcionará relações muito mais saudáveis e prazerosas.

Reflita:

Tenha em conta que a única atitude sustentável a longo prazo é a assertiva… as outras duas estão fadadas ao comprometimento da relação, visto serem situações em que, mais cedo ou mais tarde, uma das partes (o eu ou o outro) não agüentam mais.

Patrícia Mantovani e Flávio Mesquita

About these ads
13 Comentários leave one →
  1. W. C. Feitosa permalink
    16/06/2013 12:19

    Estou pensando seriamente em fazer faculdade de Psicologia.
    E lendo estes textos fiquei ainda mais interessado.
    Hoje estou concluindo Bacharel em Teologia.
    Abraços.

    • Patrícia Mantovani permalink*
      09/08/2013 11:20

      É uma profissão apaixonaste… Mas somos suspeitos ao dizer isso… Rs…
      Abço

  2. 22/01/2011 23:05

    O tema é interessante. Havia estudado a respeito na faculdade, enquanto cursava administração. O professor só não nos ensinou como praticar a permanência na assertividade e a fuga aos polos passivo e agressivo, que é o que realmente importa. De resto, isso é que é o mais difícil de se fazer. Bom, mas na faculdade não nos ensinam tudo mesmo.

    • Flávio Mesquita permalink*
      23/01/2011 15:19

      Ola Raimundo,

      Bom, concordo plenamente que na faculdade não se ensina tudo … Só a vida, experiência e determinação é que são capazes de permitir um constante aprofundamento das nossas competências … Na assertividade não é diferente, a prática e a colheita de resultados positivos é que vão reforçando a capacidade de sermos cada vez mais assertivos.

      Continue praticando !

      Abç

  3. Mauro P. de Mesquita permalink
    03/10/2009 12:52

    Muito interessante as definições do que seja ou não Assertividade. Não conhecia, mas pude logo me encaixar em algumas das definições, mas me senti emaranhado, porque me sinto encaixar tanto como Inassertivo quanto como Assertivo, porém menos em Agressivo? Sinto que vou precisar me observar mais baseado nesteas elucidações.
    Estarei atento para ver o que aprendo mais atrvés este meio tão agradável da gente se olhar. Parabens e obrigado a vocês que se dedicam a produzir este informativo.
    Mauro

    • Flávio Mesquita permalink*
      03/10/2009 14:23

      Olá Mauro,
      Essa percepção de que você hora atua assertivamente, hora passiva ou inassertivamente explica-se pelo fato de que temos capacidade de sermos menos ou mais assertivos dependendo da situação e da pessoa com quem estamos lidando. Pode ser, por exemplo, que determinado contexto seja mais propício para que você consiga fazer valer seu ponto de vista ou que o seu interlocutor, ao ser ele próprio assertivo, assuma uma postura que “convida” para que você assim também o seja. O contrário também é possível: lidar com uma pessoa mais agressiva pode desencadear uma padrão de resposta menos assertivo. O interessante é notar que quanto mais atentos estejamos e mais investimos na nossa própria assertividade, maior será a chance do outro também poder expressar-se dessa forma, estabelecendo-se um cenário de “ganha-ganha” ao invés do “se eu ganho vc perde” ou vice versa.

    • rui sousa permalink
      24/01/2010 20:43

      Obrigado pela informaçao, apesar de ja conhecer o termo e suas teorias, serviu para completar a minha informação…..e porque assertividade é compreensão, sempre acabamos por aprender…… assertividade é tambem absorção…….do meio, das pessoas feitas individualidades que nos circundam em sociedade……. todos nos encaixamos um pouco em cada uma das definições, por vezes consoante a fase da vida porque estamos passando, dependendo sempre do nosso equilibrio emocional…… eu encaixo-me em todas as defenições, identificando-me mais com a assertiva……
      Abraço de Portugal e dêem continuação de um optimo trabalho informativo que veem prestando.

      • Flávio Mesquita permalink*
        24/01/2010 21:39

        Obrigado a você, Rui, pela atenção e o incentivo vindos aí deste país irmão !

        Abraço,

  4. Regina permalink
    14/09/2009 14:47

    Sabe que eu não sabia o que seria assertividade… gostei muito de saber, vou refletir e ver onde estou para me enquadrar no mais adequado.
    Vocês estão de parabéns, abriram um canal de fácil entendimento e me tornarei uma leitora assidua.
    O artigo da Respiração, eu adorei.

    Um abraço… Regina

    • Flávio Mesquita permalink*
      14/09/2009 15:53

      Regina,

      Não conhecer o conceito de assertividade é muito mais comum do que se imagina. E esse é um conceitos-chave da Abordagem Cognitivo Comportamental… mas veja que interesssante: vc diz que a partir da compreensão do conceito você vai refletir para procurar se enquadrar no mais indicado… exatamente! Em resumo, é isso que a reestruturação cognitiva preconiza, refletir para poder reorientar sua postura de forma a ter os benefícios. Procuraremos sempre trazer textos acessíveis e elucidativos, obrigado por nos acompanhar !

      Abç

    • Patrícia Mantovani permalink*
      14/09/2009 16:51

      Olá Regina, obrigada por sua participação. Que bom que o texto sobre assertividade pode auxiliá-la para uma reflexão…
      Quanto a respiração, logo colocaremos como fazê-la para auxiliar a volta ao equilíbrio e a redução do processo que leva ao stress excessivo.
      Continue nos acompanhando!!
      Um abraço

  5. juçara helena bumrad permalink
    09/09/2009 17:20

    Li o texto relativo à assertividade.
    Gostaria de parabenizar a Patricia e ao Flavio por essa iniciativa.É um ótimo canal de comunicação.Soube hoje e vou me tornar uma leitora assídua.
    Achei o texto fácil de ser entendido e gostoso de se ler.
    Patricia sabe de minha dificuldade em ser assertiva,mas estou caminhando(acho que,por enquanto,engatinhando,rsrsrs….)
    Parabéns.abraços carinhosos,
    Juçara

    • Patrícia Mantovani permalink*
      09/09/2009 21:41

      Oi Juçara, que bom que gostou do texto. A assertividade é realmente importante porque desenvolve nosso repertório, tanto comportamental quanto emocional. Isto significa que podemos desenvolver formas mais saudáveis para interagir, respeitando a si mesmo e ao outro. Obrigada pelo carinho e continue nos acompanhando.
      Um grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 231 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: